top of page

Vida do Papa São Anastácio I e São Nemésio e companheiros mártires (19 de dezembro)



AVISO: Hoje é sexta-feira, dia de jejum e abstinência de carne (Quatro-Têmporas)




São Nemésio e São João Batista, de Spinello Aretino (1385)
São Nemésio e São João Batista, de Spinello Aretino (1385)

Nemésio, egípcio de nascimento, foi preso em Alexandria durante a perseguição de Décio, pois foi acusado de ter cometido um roubo. Uma vez provada a sua inocência, foi acusado de ser cristão. Imediatamente, foi enviado diante do prefeito do Egito. Como confessasse a fé, o prefeito mandou que o açoitassem duas vezes mais do que aos ladrões. Depois o condenou a ser queimado junto com os bandoleiros e outros malfeitores. O Martirológio Romano comenta que Nemésio teve assim a honra de imitar mais de perto o nosso divino Redentor.


Na mesma perseguição, foram presos em Alexandria Herão, Isidoro e Dióscoro. Este último tinha apenas quinze anos. O juiz começou por interrogar Dióscoro, a quem tentou ganhar com lisonjas; depois passou aos tormentos; mas nenhum dos dois métodos conseguiu vencer a constância do jovem. Os outros mártires foram primeiro torturados e depois queimados vivos. O juiz, compadecido da juventude de Dióscoro, pô-lo em liberdade “para consolo dos fiéis”, dizendo-lhe que lhe dava tempo para refletir. O Martirológio Romano comemora São Nemésio no dia 19 de dezembro e os outros mártires no dia 14 do mesmo mês. No dia 8 de dezembro comemora o descobrimento das relíquias de outro São Nemésio e de alguns outros mártires, em Roma. Embora a existência desses mártires conste apenas da “paixão” espúria de Santo Estêvão, Papa, o Martirológio Romano comemora a trasladação de suas relíquias no dia 31 de outubro e o seu martírio no dia 25 de agosto.


O Martírio de São Nemésio
O Martírio de São Nemésio

Alban Butler menciona juntamente com esses mártires as Santas Meúris e Teia, originárias de Gaza da Palestina. Nos piores momentos da perseguição continuada pelos sucessores de Diocleciano, Meúris e Teia suportaram valentemente a crueldade dos homens e a maldade do demônio, e triunfaram de ambas. Meúris morreu às mãos dos perseguidores; em contrapartida, Teia sobreviveu algum tempo aos atrozes tormentos que havia suportado, segundo sabemos pela vida de São Porfírio de Gaza.


Tudo o que sabemos sobre Nemésio provém de algumas frases de São Dionísio de Alexandria, citadas por Eusébio, História Eclesiástica, liv. VI, c. 41. De Meúris e Teia só se fala na biografia de Porfírio, escrita por Marcos, o Diácono.1




Papa São Anastásio I. Cromolitografia em L. Tripepi, Retratos e biografias dos papas romanos. de São Pedro a Leão XIII, Roma, Vaglimigli Davide, 1879.
Papa São Anastásio I. Cromolitografia em L. Tripepi, Retratos e biografias dos papas romanos. de São Pedro a Leão XIII, Roma, Vaglimigli Davide, 1879.

São Anastásio, que era romano, sucedeu a São Sirício no ano 399. Entre os seus amigos e admiradores contam-se São Jerônimo, Santo Agostinho e São Paulino de Nola. O primeiro deles escreveu que São Anastásio “era um homem distinto, de vida irrepreensível e grande zelo apostólico, a quem Roma não mereceu conservar por muito tempo, porque o mundo não podia ser decapitado enquanto fosse governado por tal bispo.” (Esta última frase alude à invasão de Alarico, o godo). São Jerônimo era tão amável quando falava de seus amigos quanto duro quando falava de seus inimigos.


São Anastásio granjeou a sua gratidão por ter condenado certos escritos de Orígenes († 254), acerca dos quais São Jerônimo sustentava uma violenta polêmica com Rufino.


Além do artigo do Liber Pontificalis (cf. o texto e as notas da edição de Duchesne, vol. I, pp. 218 ss.), existem algumas cartas autênticas do santo e as alusões de São Jerônimo, São Paulino de Nola e Santo Agostinho. Veja-se também E. Caspar, Geschichte des Papsttums, vol. I (1930), pp. 280-294; e Hefele-Leclercq, Histoire des Conciles, vol. II, pp. 126-135.2



Referências:


1. Butler, Alban. Vida dos Santos, vol. 4, p. 589.

2. Ibid. pp. 589-590.



REZE O ROSÁRIO DIARIAMENTE!

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • YouTube
linea-decorativa

“O ROSÁRIO
é a ARMA
para esses tempos.”

- Padre Pio

 

santa teresinha com rosas

“Enquanto a modéstia não
for colocada
em prática a sociedade vai continuar
a degradar,

a sociedade

fala o que é

pelasroupas

que veste.

- Papa Pio XII

linea-decorativa
jose-de-paez-sao-luis-gonzaga-d_edited.j

A castidade
faz o homem semelhante
aos anjos.

- São Gregório de Nissa

 

linea-decorativa
linea-decorativa
São Domingos

O sofrimento de Jesus na Cruz nos ensina a suportar com paciência
nossas cruzes,

e a meditação sobre Ele é o alimento da alma.

- Santo Afonso MARIA
de Ligório

bottom of page