top of page

Vida de São Tito e Santa Doroteia, Mártir (6 de fevereiro)

Atualizado: há 6 horas





São Tito
São Tito

São Tito nasceu gentio e parece ter sido convertido por São Paulo, que o chama de seu filho em Cristo. Sua virtude e méritos lhe granjearam o afeto do apóstolo, pois vemos que Paulo o utilizava como secretário. Trata-o como irmão e colaborador em seus trabalhos, exalta seu zelo pelos irmãos e expressa o consolo que encontrava nele. Em certa ocasião declarou não estar tranquilo porque não havia encontrado Tito em Trôade. Foram juntos ao concílio realizado em Jerusalém para debater a questão dos ritos mosaicos; e embora o apóstolo tivesse consentido na circuncisão de Timóteo para tornar seu ministério aceitável entre os judeus, não quis permitir o mesmo com Tito, temendo que assim se justificasse o erro de certos irmãos que sustentavam que as cerimônias prescritas pela lei mosaica não haviam sido abolidas pela lei da graça. São Paulo enviou Tito de Éfeso a Corinto para pôr fim a várias ocasiões de escândalo e para apaziguar as discórdias naquela Igreja. Foi ali recebido com grande respeito e ficou satisfeito quanto à penitência e submissão dos transgressores; contudo, não conseguiu que aceitassem dele nenhum presente, nem mesmo o próprio sustento. Amava de modo especial aquela Igreja; ali lhe suplicaram que intercedesse junto a São Paulo para obter o perdão do homem incestuoso. Pela segunda vez o apóstolo o enviou a Corinto para recolher esmolas destinadas aos cristãos pobres de Jerusalém. Todos esses detalhes são conhecidos por meio das duas cartas de São Paulo aos coríntios.


São Paulo permaneceu algum tempo na ilha de Creta para pregar a fé de Jesus Cristo; mas, como as necessidades de outras Igrejas exigiam sua presença em outros lugares, consagrou Tito bispo daquela ilha e o deixou para concluir a obra que ele havia iniciado; “podemos julgar, pela importância do cargo, a grande estima que São Paulo tinha por seu discípulo”. Mais tarde, em seu retorno à Europa, o apóstolo ordenou a Tito que o encontrasse em Nicópolis do Epiro e que partisse assim que Tíquico ou Ártemas, a quem havia enviado para ocupar seu lugar, chegasse a Creta. São Paulo enviou essas instruções a Tito em uma epístola canônica dirigida a ele. Nela ordenava que designasse presbíteros para todas as cidades da ilha, resumia as principais qualidades de um bispo e lhe dava conselhos sobre sua própria conduta para com o rebanho, exortando-o a manter rigorosa disciplina entre os cretenses, dos quais Paulo tinha uma opinião pouco favorável. Essa carta contém a regra da vida episcopal, e podemos considerá-la fielmente refletida na vida desse discípulo. Após uma visita à Dalmácia, Tito retornou a Creta, e tudo o que se pode afirmar com segurança é que terminou sua vida laboriosa e santa com uma morte tranquila, em idade muito avançada. Em Creta, São Tito sempre foi considerado o primeiro arcebispo da sé, mas somente na época do papa Pio IX lhe foi assinalada, na Igreja ocidental, uma festa especial em sua honra, no dia 6 de fevereiro.


São Timóteo e São Tito
São Timóteo e São Tito

Praticamente nada sabemos sobre São Tito além de sua relação com São Paulo. Detalhes como os encontrados nas Atas de Santa Tecla, que dizem que Tito nasceu em Icônio, ou nos escritos de São Crisóstomo, onde parece que teria nascido em Corinto, não são dignos de confiança. Para uma cronologia e discussão mais completas, o leitor deve consultar obras especialmente dedicadas a São Paulo, como as de Prat, Le Camus ou Fouard. Veja-se também o Dictionnaire de la Bible, vol. V, col. 2247, de Vigouroux. Certas Atas de Tito, atribuídas a “Zenas, o advogado”, mencionado na Epístola a Tito (3,13), só podem ser consideradas literatura novelesca; contudo, parece que gozaram de alguma popularidade durante certo tempo. Da mesma fonte provém o relato de Tito mencionado no Sinaxário de Constantinopla, sob a data de 25 de agosto, dia de sua festa na Igreja bizantina (ver a edição de Delehaye no Acta Sanctorum, p. 921). Ali se apresenta Tito como de descendência real e nascido em Creta, de onde, aos vinte anos de idade, teria sido chamado à Judeia por uma voz do céu, um ano antes da Ascensão de Nosso Senhor. Diz-se também que viveu em Creta até atingir noventa anos de idade. Veja-se Die apokr. Apostelgesch., de R. Lipsius, vol. II, 2, pp. 401-406.1




Santa Doroteia com o cesto com maças e rosas, por Francisco de Zurbarán
Santa Doroteia com o cesto com maças e rosas, por Francisco de Zurbarán

São Aldelmo, citando atas em grande parte apócrifas, diz que Fabrício, governador de Cesareia da Capadócia, infligiu a Santa Doroteia os tormentos mais cruéis, porque ela se recusou a casar-se ou a adorar os ídolos, e que a santa converteu duas mulheres apóstatas enviadas para seduzi-la. Acrescenta ainda a conhecida história da qual deriva a representação artística da santa com maçãs e rosas. Relata que, quando era conduzida à execução, um jovem advogado chamado Teófilo zombou dela e pediu-lhe que lhe enviasse frutos do jardim para onde ela ia. Ela prometeu enviá-los. Ajoelhou-se e rezou no lugar da execução, e de repente apareceu um anjo com um cesto contendo três maçãs e três rosas, que foram enviados a Teófilo, dizendo-lhe que ela o esperaria no jardim de onde provinham. Quando Teófilo provou os frutos, converteu-se ao cristianismo e depois deu sua vida como mártir. Santa Doroteia sofreu muito provavelmente sob o reinado de Diocleciano, e acredita-se que seu corpo repouse na igreja de Roma que leva seu nome. Rufino menciona outra santa virgem chamada Doroteia, uma rica dama de Alexandria que sofreu tormentos e desterro voluntário para defender sua fé e sua honra contra a luxúria do imperador Maximino; mas é possível que essa história se deva a uma confusão com a célebre Santa Catarina de Alexandria.


Os frutos e flores de Santa Doroteia podem recordar-nos muito bem os benefícios que recebemos pelos méritos e pela intercessão dos santos. Desde o martírio de Santo Estêvão em diante, encontramos repetidamente os mártires rezando por seus perseguidores e verdugos, e também repetidamente vemos esses perseguidores se converterem.


Veja-se “Acta Sanctorum”, fevereiro, vol. 1; CMH., p. 79; e BHL., nn. 2321-2325.2



Referências:


1. Butler, Alban. Vida dos Santos, vol. 1, pp. 269-270.

2. Ibid. pp. 270-271.



REZE O ROSÁRIO DIARIAMENTE!

Comentários


  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • YouTube
linea-decorativa

“O ROSÁRIO
é a ARMA
para esses tempos.”

- Padre Pio

 

santa teresinha com rosas

“Enquanto a modéstia não
for colocada
em prática a sociedade vai continuar
a degradar,

a sociedade

fala o que é

pelasroupas

que veste.

- Papa Pio XII

linea-decorativa
jose-de-paez-sao-luis-gonzaga-d_edited.j

A castidade
faz o homem semelhante
aos anjos.

- São Gregório de Nissa

 

linea-decorativa
linea-decorativa
São Domingos

O sofrimento de Jesus na Cruz nos ensina a suportar com paciência
nossas cruzes,

e a meditação sobre Ele é o alimento da alma.

- Santo Afonso MARIA
de Ligório

bottom of page